5 de novembro de 2015

Cá em casa come-se pão!

Dito desta forma, pode parecer até banal...
Tal como na maioria dos lares deste país, há pão. Mas cá por casa abolimos a existência de certos ingredientes e fomos substituindo-os por outros tantos bem mais saudáveis, menos habituais (talvez), igualmente eficazes e com efeitos bem mais interessantes no que concerne aos seus benefícios e à saciedade que a sua ingestão proporciona.
Passemos aos factos...
Deixamos de consumir alimentos com glúten e com açúcar refinado. Depois de ler vários artigos e testemunhos compreendi que retirar estes ingredientes da nossa alimentação era premente.
Inraízados no nosso regime alimentar desde que me lembro, a verdade crua e dura é que o açúcar e o glúten são verdadeiros venenos para o nosso organismo... Causam alterações graves no nosso metabolismo, provocam descompensações hormonais, provocam doenças imunitárias, doenças inflamatórias, desregulam todo um sistema que funcionaria cinco estrelas se não os consumíssemos sem cuidado ou moderação.
Se virem bem, quase todos os alimentos produzidos pela indústria têm açúcar e/ou glúten na sua composição. E vejam bem, não falo de açúcares naturalmente presentes nos alimentos. Falo de tudo o que é adicionado ao produto que se compra!
O tema do açúcar e do glúten dará certamente azo a novos posts, para já fico-me por estes tópicos porque na realidade queria falar do Pão que se come cá em casa.
Trocamos o açúcar e a farinha de trigo por mel, tâmaras, bananas, farinha de aveia, de amêndoa, de côco, de Linhaça... Enfim, inúmeras as possibilidades, inúmeras as ideias, inúmeros os resultados!
A minha receita surge de uma adaptação que fui fazendo a uma outra receita que vi. Fui alterando quantidades, ingredientes até chegar ao resultado que mais me agrada :)
Deixo-vos a minha receita, no final podem cortar o pão às fatias, congelar e descongelar apenas a quantidade que quiserem comer. Aviso, no entanto, que duas fatias são bem capazes de vos deixar satisfeitos e por muitas mais horas do que um pão normal ;)


100g Farinha de Amêndoa
1C. Sopa Farinha de Coco
1C. Sopa Farinha de Aveia
2 C. Sopa Farinha de Linhaça
2C. Sopa de Polvilho Doce
5 Ovos
1 Tâmara (grande)
1 C. Sopa Óleo de Coco
1 C. Chá Bicarbonato de sódio (ou fermento para bolos)



Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...