6 de novembro de 2015

Guloseima para o Fim-de-Semana :)

Conheço poucos adultos que não gostem de gomas... Eu pessoalmente adoro marsmallow's, é daquelas coisas que me diverte comer, quase como se mastigasse um pedaço de nuvem!

A minha reflexão sobre comida saudável teve início no momento em que comecei imaginar que tipo de comidas iria cozinhar quando a R. comesse à mesa connosco! Adoro os cozinhados da minha mãe e via que os meus cozinhados, apesar de saborosos eram bem diferentes dos dela...
Foi então que me lembrei que, muito mais do que os pratos principais, havia outras coisas que me preocupavam na sua alimentação... Os doces, as bolachas, as tentações que conduzem um grande número de crianças à obesidade infantil actualmente!
Desengane-se quem pensa que os miúdos são gordos só porque passam muitas horas agarrados aos computadores e tablets, a inércia é obviamente um factor grave, mas a alimentação tem um peso ainda maior... Desde as papas, aos "danoninhos", leites achocolatados, pãezinhos com pepitas de chocolate... Bem, a lista seria infindável!

Foi então que se fez luz na minha cabeça... Quero que a baby R. tenha acesso a todas as gulodices a que tem direito, mas também quero que ela consuma alimentos positivos... Então o meio termo estará em procurar formas de substituir ingredientes menos bons, pelos correctos. Encontrar receitas, alternativas, novas formas de lhe poder oferecer o mesmo que as outras crianças comem, mas com um impacto menos negativo na sua saúde.

Encontrei por isso uma receitinha mega simples de fazer gomas :)
Não, não estão integradas na Dieta do Paleolítico, mas mais uma vez reitero, não sou fundamentalista e esta receita evita excessivos consumos de açúcar e químicos (como os que estão presentes no pacotes de supermercado).
Acreditem, é mesmo fácil e rápida de fazer!
A baby R. ainda não provou destas coisas, mas o meu objectivo é estar preparada.

Por isso, aqui fica a receita de gomas caseiras, para os que estiverem interessados em experimentar ;)

250 ml de água
20gr de gelatina neutra
1 pacote de gelatina de sabor (o que mais gostarem, nunca experimentei com gelatina vegetal)
1 tacho
4 formas de silicone para bombons (comprei numa loja de chineses, mas encontram nalguns supermercados)

Colocam a água a ferver, quando ferver adicionam as gelatinas e mexem até estarem completamente dissolvidos os granulos.
Colocar nas formas.
Deixar cerca de 1 hora no frigorífico (ou até verem que solidificou)
Remover das formas e colocar num frasco.
Se for preciso, conservem no frigorífico ;)

Podem ainda passá-las por açúcar, se não vos parecem suficientemente boas só assim!

Agora aproveitem e divirtam-se :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...