3 de novembro de 2015

O Rei Abacate (parte 1)

O Abacate...
Um fruto que sempre despertou a minha curiosidade, mas (como não sou diferente dos demais, por vezes sou reticente à mudança) demorou algum tempo a entrar consistentemente na minha alimentação.
Para além de não saber bem como comê-lo, ainda vivia "presa" ao tormento calórico e portanto, acabava por sentir que era um "alimento do Demo"!
Tudo mudou quando percebi que me estava a focar nos conteúdos errados, relativamente à escolha dos meus alimentos.
Hoje em dia tornou-se um "rei" e um alimento de eleição no nosso dia-a-dia.Vou por isso explicar alguns dos muitos motivos do seu consumo, bem como algumas dicas para o adicionar à alimentação de cada um.

O Abacate tem inúmeros benefícios:

Gorduras saudáveis - Mono e Poli-insaturadas, contribuem para o controlo dos níveis dos Triglicerídeos e do Colesterol.
Ómega 3 - Melhora o funcionamento do aparelho cardiovascular, bem como a memória e as capacidades cognitivas, o que favorece a atenção e a capacidade de aprendizagem (óptimo para as crianças).
Ácido Fólico - Contribui para a formação dos glóbulos vermelhos (previne a anemia); óptimo para diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e vasculares cerebais.
Vitaminas - A,B,C,E e K (combatem os radicais livres).
Minerais - Cálcio, Ferro, Manganês, Potássio, Zinco, Fósforo e Sódio.
Glutationa - Antioxidante muito importante para o funcionamento cardíaco e altamente eficaz na prevenção do envelhecimento.
Ácido Oleico - Composto eficaz na prevenção do cancro da mama.
Beta-Sitosterol - Composto eficaz na redução do LDL (colesterol "mau").
Luteína - Um carotenóide que protege contra a degeneração macular e cataratas.


  • Os Nutrientes presentes no abacate contribuem para a produção de Colagénio (dá firmeza à pele, ajuda a melhorar as rugas).
  • Os Antioxidantes ajudam a proteger e a retardar o envelhecimento das células da pele, promovendo uma maior elasticidade.
  • Rico em Fibras que favorecem o trânsito intestinal, melhoram o processo digestivo e aumentam a sensação de saciedade.

Para que o post não se alongue muito mais, esta primeira parte do texto resume alguns aspectos positivos do Abacate. Para a segunda parte reservo algumas dicas sobre como escolher e várias opcções para o seu consumo.

Até lá, cuidem do vosso corpo com Amor ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...