7 de janeiro de 2016

Ghee, um Superalimento!

Quando comecei a familiarizar-me com a alimentação Paleo, rapidamente cheguei ao conhecimento desta maravilha chamada Ghee (ou para muitos, manteiga clarificada).
Depois de alguma pesquisa, decidi experimentar fazer em casa e o resultado foi top, pelo que farei aqui a minha humilde abordagem ao tema.

Originário da Índia, o Ghee é uma preparação Ayurvédica milenar. 
A ciência moderna atesta hoje, aquilo que a Medicina Ayurvédica já diz há muito tempo: o Ghee tem um conjunto de propriedades benéficas para a saúde e para a alimentação, sendo óptimo para o Espírito e para a Mente, um alimento rejuvenescedor e regenerador.

Produzido a partir da manteiga, este óleo purificado obtém-se através da remoção da água e dos elementos sólidos do leite (toxinas da gordura do leite e a lactose são completamente removidos). Para que isto aconteça, derrete-se a manteiga lentamente até que as gorduras saturadas comecem a vir à superfície sob a forma de uma espuma densa a qual se vai retirando várias vezes (com uma escumadeira). Ao mesmo tempo a água vai evaporando e no final do processo resta apenas um óleo que é coado através de um tecido fino.
Tem um aroma refinado, delicado, amanteigado e dado que fica isento de todos os elementos sólidos do leite, não necessita de refrigeração e não se estraga com facilidade (desde que conservado num recipiente devidamente fechado).
Este "Ouro em estado líquido", é muito versátil, cheio de benefícios nutricionais e um grande aliado da saúde.
Composto por gorduras boas (como o Ómega 3), contém elevados níveis de vitaminas A, E e D, ácido Linoleico e ácido Butírico.
A grande variedade de ácidos gordos de cadeia média, são muito úteis ao organismo. Processados pelo fígado, são transformados em energia, não sendo assimilados pelo tecido adiposo, pelo que não têm qualquer contributo para o aumento de peso.

O ácido Butírico é naturalmente produzido  pelas bactérias benéficas do nosso intestino, durante a degradação das fibras. Pessoas com problemas gastrointestinais têm uma baixa produção deste ácido, pelo que o consumo de Ghee é uma espécie de junção de probióticos, prebióticos e fibras.

O Ghee estimula o metabolismo através da secreção dos ácidos gástricos, equilibrando a acidez gástrica, auxiliando no processo digestivo.

Fortalece o sistema imunitário, com elevado potencial antioxidante, ajuda na absorção de vitaminas e minerais.

Promove o combate ao colesterol, despoletando o aumento da produção dos ácidos biliares.

Este óleo dourado e transparente, é considerado um alimento rejuvenescedor e regenerador. Pode ser consumido pelos intolerantes à lactose, pode ser temperado, misturado com ervas aromáticas, consumido no pão, nos refogados, nos assados, nos fritos pois tem uma elevada tolerância ao calor (250ºC), ao contrário de outras gorduras alimentares.

Uma gordura muito boa, cheia de propriedades positivas.
Desde que descobri , nunca mais abandonou os meus cozinhados!

Pesquisem, experimentem... Não se arrependerão ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...