17 de fevereiro de 2016

Uma manhã muito produtiva :)

Ultimamente, quando tenho uma manhã livre, tenho conseguido aproveitar em grande medida o meu tempo, coisa que, até ser mãe, era raro acontecer...

Hoje foi um belo exemplo disso! 
A baby R. acordou particularmente cedo e dado que não tinha mais sono, a minha manhã começou praticamente de madrugada... 
Depois de a deixar feliz e contente no colégio, regressei a casa e arregassei as mangas para fazer algumas coisas que há já algum tempo me causavam curiosidade.
Desde que fui mãe, que a minha consciência alimentar teve uma grande mudança... Não sou adepta dos alimentos processados que populam nos nossos supermercados e por isso procuro diariamente alternativas saudáveis às opções comerciais... 
O uso de açúcar cá em casa é praticamente nulo, mas obviamente que muitas receitas necessitam de algo que adoce. Por isso encontrei uma opção saudável para juntar às que já usava (mel e açúcar de côco): 

Pasta de Tâmaras 

Surpreendentemente simples:
250gr de Tâmaras Medjool (grandes, carnudas e doces)
Água 

Eu optei por deixar as Tâmaras, descaroçadas, numa taça cobertas com água durante a noite. 
Se por algum motivo quiserem acelerar o processo podem deixá-las de molho em água morna durante 2 horas. 
O objectivo é amolecê-las para que depois sejam mais fáceis de triturar.
Depois é só colocar as tâmaras num processador (varinha mágica, Robot de cozinha, Bimby,...) e triturar até ficar uma pasta. 
Opcionalmente, podem adicionar umas colheres da água aonde tiveram as tâmaras de molho.
Colocar num frasco hermeticamente fechado e guardar no frigorífico.



Pode ser adicionada a bolos, bolachas, doces, molhos... A imaginação não tem limites ;)


Aproveitei para renovar o stock de Farinha de Linhaça e experimentar fazer Farinha de Quinoa.

Gosto de triturar a linhaça, o nosso organismo não tem a capacidade de destruir a casca, pelo que consumir as sementes inteiras não trará benefício algum. Por outro lado, comprar já triturada é má opção, porque os óleos contidos nestas sementes oxidam com facilidade após a trituração. Pelo que, a minha sugestão é que triturem em casa e conservem no frigorífico, em embalagem escura. 
Tem uma durabilidade de cerca de 90 dias. 


Aqui o processo também é rápido e simples: a Linhaça ou a Quinoa e um processador (é necessário um motor com alguma potência). Depois é só triturar até ao ponto que mais vos agradar.
Podem utilizar em várias receitas: pães, bolos, bolachas, panquecas, tostas...



Entretanto já tinha visto várias vezes uma receita que me deixava curiosa e gulosa... Procurei e encontrei uma forma mega simples de fazer esta preciosidade!

Manteiga de Côco

150g de Côco ralado
1 CS de Óleo de côco (opcional, acelera a execução e torna-a mais cremosa)
1 pitada de sal

Tudo no processador, necessitarão de uns 10 a 20 minutos. 
Usem uma espátula para ir limpando as laterais do reservatório enquanto trituram.
No final guardem num frasco de vidro.


Comam com pão, bolachas ou à "guloso"... Às colheres!!!

Entre toda esta actividade, fiz uma "Tosta Mista" super rápida:

1 CS de Polvilho Doce
1 ovo
1 CChá  de Farinha de Côco
1 CChá de Farinha de Aveia
1 Pitada de sal
Um pouco de água 

Misturar tudo, colocar numa frigideira previamente aquecida com um pouco de Ghee ou Óleo de Côco, deixar cozinhar em lume brando. Depois de virar para cozinhar o outro lado, rechear a gosto (eu usei presunto e queijo) e dobrar a meio. Deixar cozinhar mais um pouco, virando para ficar bem tostada de ambos os lados ;)
Super saborosa!



Utilizei estas farinhas, mas cada um pode gerir a receita à sua maneira. Eu gosto do sabor e da textura fofa que o polvilho dá à tosta. 
Uma coisa é certa, depois disto dificilmente acharão as tostas com pão "normal" melhores ;)


Foi uma manhã em cheio!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...