26 de outubro de 2015

Saber ler é meio caminho andado!

Dito desta forma até pode parecer óbvio, mas é preciso desconstruir a frase.
Quando comecei a pesquisar sobre alimentação saudável, percebi rapidamente várias coisas.
A primeira de todas é que, para se comer bem, é essencial aprender a ler os rótulos do que se compra. 
Ao início estranha-se, depois entranha-se! Não o fiz de forma obsessiva (que isso não condiz comigo), mas de uma forma objectiva.
Por exemplo: ninguém nos ensina o significado da ordem pela qual são descritos os ingredientes; os variadíssimos nomes que o açúcar pode ter; os milhentos "E's" que aparecem nos rótulos; os estabilizadores; corantes; aromas... Tudo artificialmente adicionado!
Não gosto de teorias da conspiração, nem sou fundamentalista, mas acredito que o nosso corpo deve ser tão bem tratado como o Espírito, e portanto é nossa obrigação conhecer de que modo nos alimentamos.
A primeira dica: os ingredientes vêm descritos pela sua ordem de grandeza, isto é, os primeiros da lista são os que estão em maior quantidade.
Este pequeno passo pode abrir-vos os olhos, e ler os rótulos não leva assim tanto tempo ;)

É incrível perceber um pouquinho mais desta vasta indústria e o quão manipulados são os alimentos que entram em nossas casas!
Industrializados, processados, produtos mascarados de saudáveis para atingir as massas iludidas com o milagre dos alimentos que "cuidam da nossa saúde"...
Muito teremos para explorar sobre esta temática, por agora fico-me por aqui.

Vão seguindo ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Essencial...